Programação Acadêmica

01/07 – Quinta-feira – 14h / 15h30 – SESC - Oficina
Corpo Cidadão – Laboratório Musical – MG


Sílvia Lima e Christiano de Souza, educadores do Corpo Cidadão trazem para o Encontro da Canção Infantil a oficina “Laboratório Musical – espaço para a ex(tra)ploração de vivências, sensações e percepções para a socialização do fazer musical coletivo desenvolvido pelo Corpo Cidadão” onde a partir de jogos musicais, brincadeiras, exercícios focados na filosofia da roda, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da intuição e da criatividade proporão atividades que estimulem o sentido crítico e possibilitem a avaliação e/ou reformulação de ideias.
Criando um laboratório artístico. Um espaço para a exploração de vivências, sensações e percepções para todas as idades, caminhos livres para o tocar/criar, possibilitando um agradável aprendizado no campo da música.
O Corpo Cidadão é uma ONG criada pelo Grupo Corpo que promove o desenvolvimento social por meio de ações de arte-educação nas comunidades de baixa renda da região metropolitana de Belo Horizonte, oferecendo oficinas de dança, confecção de instrumentos, percussão, artes visuais e capoeira angola, além de um Programa de Qualificação Profissional, que oferece aos jovens, com idade a partir de 16 anos, a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar conhecimentos nos campos da Dança, Música, Confecção de Instrumentos, Mecânica de Palco e Iluminação, Figurino, Moda e Estamparia.
Sílvia Lima é ex integrante do “Pandalelê - Laboratório de Brincadeiras“ da UFMG, coordenado pelo professor Eugênio Tadeu Pereira, graduada em Licenciatura Música e Violoncelo, educadora de música e criação musical na Ong Corpo Cidadão.
Christiano de Souza é ex aluno do Corpo Cidadão é educador de música e percussão da Ong do Corpo Cidadão e dna Ong Querubins. Ministra aulas de teoria, percepção musical, piano, percussão e treinamento auditivo na Fundação de Educação Artística.
Christiano é percussionista do Grupo Musical Mutum e fez uma participação como percussionista no CD “Pé com Pé” do selo Palavra Cantada e também nos CDs da Ong Corpo Cidadão.
Número máximo de participantes: 50

01/07 – quinta-feira – 16h / 17h30 – SESC - Workshop Musical
Sílvia Negrão – “Catibiribão – Baú de Músicas e Brincadeiras” – PA


O Workshop Musical “Catibiribão – Baú de Músicas e Brincadeiras” foi idealizado por Sílvia Negrão, cantora, compositora, pedagoga e educadora musical. Trata-se de um trabalho centrado no resgate de músicas e brincadeiras para crianças e em vivenciar as noções básicas da teoria musical e do canto. O repertório musical apresentado é fruto de uma ampla pesquisa realizada por Silvia Negrão em 2004, e que encanta adultos e crianças. O workshop propicia, aos participantes, apropriarem-se desse conteúdo musical, mais difundido no norte e nordeste do Brasil, e, ainda, estimula-os a adquirir desenvoltura e gosto para interagir com a música em seu cotidiano.
Sílvia Negrão é natural de Belém do Pará e desde 1989 vem trabalhando em Belo Horizonte quando fez parte do grupo Companhia de Vozes.
Em 1995, 1996 e 1997, foi indicada para receber o Troféu Faísca na categoria Melhor Cantora. Em 2004, produziu, gravou e lançou os CDs “Catibiribão – Baú de Músicas e Brincadeiras” – dois volumes - com repertório direcionado às crianças, mostrando composições próprias e do folclore nacional.
Com o “Catibiribão” Silvia Negrão produziu e atuou no musical infantil sob a direção de Lygia Del Picchia e em 2007, faz uma grande turnê com esse musical pelo projeto Trilhas da Cultura.
Silvia Negrão aprimorou seus estudos com Eladio Perez Gonzales, Vânia Lovaglio e Meire Armendani. Estudou teoria musical, canto llírico e canto coral no Centro de Formação Artística da Fundação Clovis Salgado, em Belo Horizonte.
Número máximo de participantes: 50

01/07 – quinta-feira – 20h / 22h – Mesa – SESC
Conhecendo o Movimento Latino-americano e Caribenho da Canção Infantil


Márcio Coelho e Ana Favaretto – SP
Convidado especial
Julio Brum – Uruguai
Julio Brum é músico fundador del TUMP (taller uruguayo de música popular). Creador del colectivo artistico educativo PAPAGAYO AZUL y director del Sello PAPAGAYO AZUL dedicado exclusivamente a la musica infantil.
Autor de livros e artigos sobre educação musical, coordena em seu país diferentes experiências sociais com a música.
Trabalha há mais de 25 anos com crianças e compõe músicas e canções para eles. É integrante e compositor do grupo Con Los Pájaros Pintados. Participa do comitê organizador dos Encontros da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha e é membro da diretoria do FLADEM (Foro Latinoamericano de Educación Musical). Atuou como músico e realizou oficinas e conferências em diferentes países da América e Europa.

02/07 – sexta-feira – 8h30 / 10h – SESC - Palestra
Cecília Cavalieri França – Relevância da educação musical na formação das crianças – MG


Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças. É professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.

Rosy Greca – A canção para crianças – Um caminho ao re-encantamento da infância – PR

Rosy Greca é licenciada em Música e pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte. Compositora, intérprete e produtora cultural, compartilhou o palco com artistas de renome nacional como Paulinho da Viola, Tetê Espíndola, Glorinha Gadelha, Tânia Alves e Carlos Lyra.
Premiada autora e diretora musical de dezenas de trilhas sonoras para o teatro, entre as quais se destacam: “O Menino Maluquinho”, O Pequeno Príncipe, “A Flauta Mágica”, “Flicts”, A Fada que tinha Idéias, Ari Areia e Olho D`agua”.
Foi sete vezes premiada com o Troféu Gralha Azul.
Rosy Greca desenvolve um trabalho especializado em Música Para Crianças.
Participa do Laboratório do CIEN “Dar a Letra” – arte, educação e psicanálise.
Lançou, o selo “Gente Criança” – Canções para a Infância, integrado pelos cds: “Gente Criança”, “O Menino Maluquinho” e “Sonho de Voar”.
Atualmente escreve o livro “A Canção para Crianças” – Um caminho ao re-encantamento da Infância, sob os auspícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

02/07 – sexta-feira – 10h15 / 12h – SESC - Workshop
Mara Fontoura – Cancioneiro folclórico infantil brasileiro – PR


O workshop é baseado na pesquisa de Mara Fontoura registrada em uma coleção de dois volumes.
Temas como, o universo do folclore, cultura, formação da música folclórica, cantigas de roda e outras brincadeiras são tratados no workshop e ilustrados ao vivo por Mara Fontoura e Lydio Roberto, demonstrando as possibilidades artísticas de nosso cancioneiro.
Mara Fontoura é cantora, compositora, produtora de áudio, professora e pesquisadora de cultura popula. Formada em Psicologia e em licenciatura em Música é escritora de diversas obras na área de música e cultura popular.
Número máximo de participantes: 50

02/07 – sexta-feira – 16h/ 17h30 – SESC - Wokshop
Viviane Beineke – “Jogos de mãos e copos para o ensino de música na escola” – SC


SESC
Com uma abordagem lúdica e criativa do ensino de música, o workshop focaliza o trabalho com canções brasileiras arranjadas para jogos de mãos e copos, buscando possibilidades metodológicas que valorizem a produção musical dos alunos em sala de aula. O repertório abrange brinquedos de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas, acompanhados com materiais simples, como copos plásticos e sons corporais. O trabalho também procura refletir sobre produção musical infantil e seus entrelaçamentos com a educação musical, um tema que surge na intersecção entre as preocupações com a infância, culturas lúdicas, educação e criação musical. Os arranjos foram concebidos para a prática musical no contexto escolar e permitem múltiplas formas de utilização em sala de aula pelo professor.
Viviane Beineke é educadora musical, mestre e doutora em Educação Musical pelo PPG - Música da UFRGS e professora da UDESC, Santa Catarina. Autora da coleção “Canções do mundo para tocar”, com arranjos para grupo instrumental infantil e do livro/CD/CD-ROM infantil “Lenga la lenga: jogos de mãos e copos”. Apresentou trabalhos e ministrou cursos em diversos estados brasileiros, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal e Uruguai.
Duração: 1h30
Número máximo de participantes: 50