Release

Curadoria e coordenação
Márcio Coelho e Ana Favaretto

Release
Em 2003, nosso espetáculo “A Cara do Brasil” foi selecionado para o 6º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha. Felizes, gratos e surpresos, descobrimos que tal encontro fazia parte de uma série, que vinha acontecendo na América Latina, desde 1994, sob orientação do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.
Desde então, passamos a fazer parte do Movimento. Na sequência fomos ao Uruguai (2005), Chile (2007) e México (2009), sempre buscando compreender profundamente a dinâmica desses encontros e do Movimento em si. Então, compreendemos que a proposital não institucionalização do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha tinha por objetivo principal o estímulo para que seus participantes “tomassem” e não apenas “fizessem” parte do Movimento, ou seja, para que todos se sentissem sujeito desse processo.
Conscientes de nossa responsabilidade, realizamos, em junho de 2009, juntamente com o SESC Pompéia e o SESC Ribeirão, o Encontro Internacional da Canção para Crianças. Este encontro, além de nós, teve a participação dos brasileiros Arnaldo Antunes, Fortuna e Coral Infantil do SESC Vila Mariana (“Na Casa de Ruth”), Hélio Zinkind, Palavra Cantada, Rodapião,. Também participaram Cantoalegre (Colômbia), Julio Brum Con Los Pájaros Pintados (Uruguay), Los Musiqueros e Luis Pescetti (Argentina) e Rita Del Prado y Dúo Karma (Cuba).
No segundo semestre de 2009, começamos a articular a candidatura do Brasil para a realização do 10º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha. Imediatamente tivemos apoio de importantes membros do Movimento e, ao chegarmos ao México para participar do 9º Encontro, quase todos os participantes já davam como certo que o Brasil seria a sede do 10º Encontro.
Na plenária final, além de o Brasil ser unanimemente aclamado, fomos convidados a fazer parte do Comitê Permanente do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha. Portanto, naquele momento, nossa responsabilidade aumentara sobremaneira. Agora, juntamente com Eugênio Tadeu (organizador do 6º Encontro) e Teca Alencar de Brito, somos representantes do Comitê Permanente, no Brasil.
Muitos artistas e grupos brasileiros também fizeram – outros ainda fazem – parte do Movimento. Entretanto, não fosse a nossa presença no 9º Encontro (México/ 2009), o Brasil não estaria representado. Tal fato nos estimulou a criar, com o apoio do SESC Ribeirão e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o 1º Encontro Brasileiro da Canção Infantil, com intuito precípuo de mapear a produção cancional infantil brasileira e, quiçá, fundar o Movimento Brasileiro da Canção Infantil, a exemplo do que já ocorre na Colômbia, Uruguay e Argentina.
Neste Encontro, realizaremos espetáculos, oficinas, palestras mesas-redondas e buscaremos agregar, ao Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, profissionais brasileiros que se ocupem da canção infantil. Temos também a expectativa de resgatar a participação de artistas, professores e pesquisadores que já tenham participado de Encontros passados.
O 1º Encontro Brasileiro da Canção Infantil, que seguirá os moldes dos encontros realizados nos países acima citados, acontecerá em Ribeirão Preto nos dias 1, 2, 3 e 4 de julho de 2010 terá o seguinte formato:
Parte acadêmica:
2 Palestra
1 Mesa redonda
1 Assembleia (todos)

Parte prática:
2 Oficinas
3 Work shop

Parte artística:
5 Shows