Programação Artística

04/07 - Sábado - 15 h
Show “De Paes para filhos” com “Paulo Bi” – RJ
Parque Raya


Sobre o espetáculo:
“A música de Paulo Bi, com a poesia de José Paulo Paes, é um convite para as crianças adentrarem no extenso, profundo e poderoso mundo da poesia. Aqui o cuidado com as crianças começa pela escolha das melhores palavras”.
Sandra Peres e Paulo Tatit
O espetáculo “De Paes para filhos” inicia com a exibição de um clipe, há também projeção de slides com desenhos de Luísa Macedo e imagens que ajudam a descrever de forma lúdica os poemas.
Sobre o artista:
O compositor carioca Paulo Bi acredita ter despertado sua musicalidade quando freqüentava ainda criança, as rodas de choro na casa de Pixinguinha.
Entre os anos oitenta e noventa dividiu seu tempo em apresentações pelo Brasil e exterior, tendo realizado shows no Japão, África do Sul, Suíça, Alemanha e Espanha. Em 1999 lançou o CD-livro Festa dos Bichos, seu primeiro CD para crianças. No ano seguinte lança A Casa do Zé, CD contendo composições próprias e folclóricas. Seu terceiro trabalho, De Paes para filhos, traz 14 poemas de José Paulo Paes musicado por Paulo Bi e conta ainda com a participação de Moska, Celso Fonseca, Andrea Dutra, Maurício Pereira e Vanessa Bumagny.
Duração: 50 minutos
Músicos e instrumentos: Paulo Bi (voz e violão), Léo Cortez (percussão) e Rogério Brum - (ator).

03/07 - Sábado - 16 h
Show “Primeiras Canções” com “Zirigbum!” – MG
Parque Raya


Sobre o espetáculo:
No espetáculo “Primeiras Canções” são apresentadas 13 canções, sendo dez integrantes do CD e duas inéditas, totalizando uma apresentação de 50 minutos. O Cenário é composto por móbiles com bambolês e bolas brancas em tamanhos diferentes e uma iluminação que que cria diferentes climas para cada canção. Um boneco “Carlota Minhoca” é manipulado em cena.
Sobre o grupo:
O grupo Ziriguibum formado por Denise Ursine, Cristina Brasil, Ricardo Ulpiano e Odi, finalizou em 2008 o CD “Primeiras Canções” com doze faixas autorais inéditas e uma canção de Marku Ribas.
A experiência como educadores musicais é o ponto de partida para a realização de um trabalho que valoriza e respeita o universo da criança promovendo a cultura brasileira e sua diversidade musical. As canções trazem em si uma proposta lúdica, aproximando os ouvintes de uma linguagem musical enriquecedora, que brinca com elementos característicos da infância: bichos, estórias, trava-línguas, rítmicas corporais e jogos de rima, criando um diálogo constante com as crianças.
Duração: 50 minutos
Músicos e instrumentos: Denise Ursine (composição,voz e percussão), Cristina Brasil (vocal e percussão), Ricardo Ulpiano (violão, guitarra e cavaquinho) e Odi (baixo).

03/07 - Sábado - 17 h
Programa show “Rádio Maluca” com “Zé Zuca” – RJ
Parque Raya


Sobre o espetáculo:
Zé Zuca traz para o Encontro da Canção Infantil Rádio Maluca um Programa show de auditório para crianças e famílias.
Com participação de artistas e com muita interatividade com a platéia, resgata a ideia dos antigos programas de auditório, ao vivo. Como Zé Zuca faz na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, há 6 anos, todos os sábados, às 11h, com sucesso de público e crítica.
O programa é original, talvez o único do Brasil com este formato, apresenta vários quadros de músicas, brincadeiras, contação de história, uma trilha sonora divertida.
Sobre o artista:
Zé Zuca, um artista multimídia, trabalha há 25 anos para e com o público infantil. É pedagogo, psicodramatista, arte-educador e foi professor de música em diversas escolas. Escreve textos, livros infantis, compõe e faz direções musicais para teatro profissional adulto e infantil, sendo indicado duas vezes para o prêmio Mambembe. Ganhou um prêmio Shell como autor e diretor do espetáculo Coração de Gigante. Atualmente produz, roteiriza, faz a trilha sonora e apresenta o programa RÁDIO MALUCA, no auditório da RÁDIO NACIONAL.
Duração: 1 hora
Músicos e instrumentos: Zé Zuca (voz, violão e apresentação)

04/07 – Domingo - 15h
Serelepe – Oficina Serelepe - Brincadeiras e histórias Cantadas – MG
Parque Raya


Os proponentes, munidos de seus instrumentos musicais, vão se misturar ao público, convidando a todos os presentes (crianças, jovens, senhores e senhoras) a participarem da oficina. Os participantes terão a oportunidade de experimentar coletivamente, brincadeiras tradicionais e histórias cantadas. Interagindo de maneira espontânea e divertida, espera-se que proponentes e público façam, juntos, um uso descompromissado da imaginação, do corpo e da voz! Trata-se, portanto, de uma proposta cênico-musical que se baseia fortemente na interação com aqueles que se propõem a entrar na brincadeira.

O Serelepe é formado pelo ator Reginaldo Santos, o músico Gabriel Murilo e a radialista Cris Lima, o trio vem se dedicando à música infantil desde 2005, em diferentes frentes de atuação. Inicialmente, o grupo se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe – Uma pitada de Música Infantil, coordenado por Eugênio Tadeu (Teatro – EBA/UFMG), na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Mais tarde o trio passou a se dedicar também a oficinas de formação em rádio e de divulgação das brincadeiras populares, tendo sempre a Música como fio condutor. Em 2007, participou do 8º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Chile).

Duração: 1 hora
Músicos e instrumentos: Cris Lima (voz); Régis Santos (voz); Gabriel Murilo (voz e violão).

04/07 - Domingo - 16 h
Show “TRIII” com “Grupo TRIII” – SP
Parque Raya


Sobre o espetáculo:
O Grupo Triii apresenta um show interativo e cheio de desafios.
Com um repertório variado, que traz histórias musicais, brincadeiras com a platéia, jogos e trava-linguas o Grupo Triii prioriza o contato alegre e direto com o seu público.
Sobre o grupo:
O grupo TRiii surgiu em 2008 através da junção de três pessoas que têm três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a fascinação por crianças. Sua proposta é interagir musicalmente com crianças e pais.
Apesar de apenas um ano de formação o TRIII se apresenta em escolas de São Paulo, no Centro Cultural “Casa da Rosas”, em shows da Secretaria de Cultura do Estado, em shows acompanhando o projeto do escritor e educador Chico dos Bonecos.
Os três integrantes estão envolvidos em projetos musicais tanto no setor de entretenimento quanto no pedagógico. Assim, além de darem aulas particulares e em escolas como o “Espaço Musical” e "Teatro escola Brincante" do multi artista Antônio Nóbrega, estão envolvidos em projetos como o "Palavra Cantada", "Batuntã", "Barbatuques", entre outros.
Duração: 40 minutos
Músicos e instrumentos: Fernando (voz, violão e cavaquinho); Marina (voz e
percussão) e Estêvão (percussão e voz).

04/07 - Domingo - 17 h
Show Balançando o coreto com “Márcio Coelho e Ana Favaretto” – SP
Parque Raya


Sobre o espetáculo:
Em mais uma iniciativa inédita, Márcio Coelho e Ana Favaretto se unem à Banda Cauim e à Banda Municipal de Santa Rosa de Viterbo para criar um espetáculo com a participação de, aproximadamente, oitenta músicos. Os arranjos deste espetáculo foram criados por jovens músicos das bandas e coordenados pelo músico, arranjador e regente, José Gustavo Julião de Camargo.
O publico poderá se deliciar com arranjos novos para conhecidas canções, como: “O Bicho Homem”, “Silêncio”, “Yaiá“, “Senhor Coelho” e “Vida Colorida”, dentre outras.
Além de Márcio, Ana e as bandas, o espetáculo tem a participação de Carlito Rodrigues (baixo) e Duda Lazarini (bateria).
As crianças podem esperar muita diversão, música boa e a oportunidade de conhecer a sonoridade de instrumentos que comumente nãos estão ao seu alcance.
Sobre os artistas:
Este ano, Márcio Coelho e Ana Favaretto completam 17 anos de dedicação ao universo cancional infantil. Nesses 17 anos desenvolveram vários projetos e shows para o público infantil: Histórias Cantadas (SESC-Ribeirão), Musicaria - brinquedos cantantes e tocantes (SESC - São Paulo), Curuminzada (programa apresentado na rede USP de rádio), Braguinha para Sempre (SESC-Ribeirão), Pra Ser Feliz e Brincar (espetáculo musical), A Letra Mágica ( reedição para o SESC - Catanduva), além de várias apresentações em teatros e escolas.
Em 2003 Márcio Coelho e Ana Favaretto, entraram para o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, apresentando-se no Uruguai, Chile, México e Colômbia.
Duração: 1 hora
Músicos e instrumentos: Márcio Coelho (voz, violões de náilon e aço, guitarra e cavaquinho); Ana Favaretto (voz); Duda Lazarini (bateria) e Carlito Rodrigues (baixo).